Conceito

A música disco (também conhecida em inglês Disco Music ou, em francês, Discothèque, é um gênero de música de dança cuja popularidade atingiu o pico em meados da década de 1970. Teve suas raízes nos clubes de dança voltados para negros, latino-americanos, gays e apreciadores de música psicodélica, além de outras comunidades na cidade de Nova York e Filadélfia durante os anos 1970. A música disco foi um movimento de liberdade de expressão, liderado pelos gays, negros e latinos heterossexuais contra a dominância do rock e desvalorização da música dance da contracultura durante este período. Mulheres abraçaram bem o estilo, sendo consideradas “divas”, vários grupos também foram populares na época. O estilo é conhecido por ser o primeiro abraçado por casas de dança, denominados “discotecas” e posteriormentes apenas clubes.

Concebida para resgatar o auge das festas de flash back. “Os embalos continuam”, sob uma atmosfera de revival, traz de volta, os bons tempos da Disco Music, no auge dos anos 70. Época em que grandes grupos surgiram e foram eternizados. Bee Gees, Village People, Earth, win & fire, Abba, Commodores, entre outros grupos.

Nos anos 1970 os mais famosos artistas de disco eram Donna Summer, Bee Gees, KC and the Sunshine Band, ABBA, Chic, os irmãosThe Jacksons. Summer se tornaria a primeira artista de disco popular, recebendo o título de “Rainha da Disco“, e também desempenhou um papel pioneiro no som da eletrônica, que mais tarde tornou-se uma parte da disco. Embora os artistas tenham acumulado a maior parte da atenção pública, os produtores por trás das cenas tiveram um papel importante na música disco, já que muitas vezes escreviam canções e criavam sons inovadores. O filme Saturday Night Fever contribuiu para o aumento da popularidade da disco music.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *